Filhos em Pauta

Quais as vantagens em morar perto da escola do seu filho?

Written by Alexandre Prata | 22/dez/2016 12:00:00

Com a correria do dia a dia e com tantas coisas para resolver o tempo todo, estar próximo da escola dos filhos facilita, e muito, a vida dos pais.

Quantas reuniões e até eventos na escola das crianças você já perdeu por causa do trânsito? Ver um rostinho decepcionado – da criança ou do adolescente – quando os pais não chegam a tempo é sempre de cortar o coração. Mas o problema não é falta de vontade de estar com eles, e sim o tempo, o trânsito e mesmo a distância da escola.

Imagine você poder estar sempre presente a esses eventos, com uma escola mais perto de onde você mora?

Melhora o desempenho escolar

O processo de aprendizado exige certa atenção dos pais. A família é o sustentáculo da vida. Os professores têm papel importante, mas sem a ajuda dos pais, a educação escolar não é suficiente, pois a base está alicerçada no lar.

A ausência dos pais é sentida de diversos modos, e por mais que se tente compensar esse distanciamento, nada pode substituir a presença do pai e da mãe na convivência familiar e no acompanhamento da educação infantil e juvenil.

Quando as crianças percebem os pais envolvidos com a escola e com os eventos que produz, elas tendem a se empenhar mais.

Sem os problemas de distância e trânsito como complicadores, a criança sente a dedicação e presença mais consistente e atuante dos pais, e tende a ser mais autoconfiante e feliz.

Outro detalhe nesse sentido é que, se a criança ou o jovem passa por alguma dificuldade em alguma matéria específica, a relação mais próxima dos pais permite detectar o problema mais facilmente e agiliza a possibilidade de intervir e até buscar maior orientação no apoio pedagógico.

E nos casos de emergência, os pais podem estar próximos

Crianças adoecem e tudo pode acontecer! Especialmente as crianças na primeira fase da vida, e também os adolescentes, são mais vulneráveis. A criança pode repentinamente apresentar febre e passar mal, ou se machucar durante uma brincadeira. Estando próximos da escola, os pais têm condições de socorrer os filhos em poucos minutos.

Economia no transporte

Permanecer com o carro parado por horas inevitavelmente provoca o desperdício de dinheiro com combustível. Ou nos casos da contratação de transporte escolar, imagine o gasto anual? Morar próximo da escola evita esses custos e a perda de tempo.

Além disso, as crianças podem ir e voltar da escola a pé, acompanhadas pelos pais ou algum responsável.

Valorização do imóvel

Residências localizadas próximas a uma escola conceituada são mais requisitadas e mais valorizadas nas transações do imóvel.

É bom pensar sobre isso, já que, mais do que nunca, as pessoas valorizam as facilidades oferecidas pela região. A proximidade da escola pode ser um grande diferencial, até mesmo para agregar valor à moradia.

Estar perto do seu filho é sinônimo de tranquilidade. Saber que as crianças estão a poucos metros de distância traz serenidade e segurança.

Você pensa em morar perto da escola de seu filho? Registre nos comentários.