Como realizar o transporte da criança para escola de forma segura?

Pensar em segurança no transporte da criança para a escola é fundamental. Por isso, hoje no blog daremos dicas de como realizá-lo da melhor maneira, a fim de evitar acidentes.

Para que esse transporte seja feito de forma segura, independentemente se pelos pais, responsáveis ou por terceiros, é preciso, primeiramente, atenção às regras, leis e resoluções que tratam tanto do transporte de crianças em veículos de passeio quanto em vans escolares.

Regras e leis para o transporte da criança

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, em veículos de passeio, crianças com menos de 10 anos sejam transportadas no banco traseiro e utilizem, individualmente, cinto de segurança ou os chamados dispositivos de retenção infantil (cadeirinhas e boosters).

No caso destes dois últimos, a escolha depende de uma série de fatores, entre eles a idade, o peso da criança e o tipo de veículo.

Entre 1 e 4 anos, seu filho deve ser acomodado na cadeirinha, voltado para a frente do carro e com o corpo devidamente preso ao cinto de segurança do próprio do dispositivo.

Com idades entre 4 e 7 anos e meio, as crianças começam a utilizar o assento de elevação (booster), contanto que devidamente presas ao cinto de segurança do veículo.

A partir dos 7 anos e meio e até os 10 anos, o assento de elevação já não é mais necessário, mas o uso do cinto de segurança continua obrigatório.

Exceções

Para os veículos sem banco traseiro, como as picapes de cabine simples, o transporte da criança deverá ser feito no banco dianteiro. Mas, segundo o CTB, sempre utilizando o dispositivo de segurança adequado.

Outra exceção acontece se a quantidade de crianças no banco traseiro ultrapassar a capacidade de lotação. Neste último caso, o transporte daquela de maior estatura também acontecerá no banco da frente e com a utilização do dispositivo de segurança adequado.

Segundo o CTB, transportar crianças sem a devida segurança configura infração gravíssima (sete pontos na CNH), cujas penalidades são multa no valor de R$ 293,47 mais a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Transporte escolar

No caso do transporte escolar, por ser uma atividade econômica, há algumas exigências específicas do Código de Trânsito Brasileiro. Entre as relativas à segurança no transporte da criança, podemos destacar:

• Inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;
  • Cintos de segurança em número igual à lotação do veículo;
  • Condutor com idade superior a 21 anos, habilitado na categoria D e aprovado em curso especializado.

Hoje falamos do transporte da criança de forma segura para a escola. Você tem alguma sugestão de assunto para falarmos no blog? Deixe nos comentários abaixo!