Quais os benefícios da natação para as crianças?

Crianças adoram água, e isso pode ser comprovado pelos milhares de vídeos de bebês sorridentes tomando banho ou nadando acompanhados de seus pais. A água lembra o período em que estavam na barriga de suas mães e isso traz conforto e alegria. Por isso, é comum e natural que o primeiro esporte de nossa vida seja a natação. Antes mesmo do primeiro ano de vida, já é possível desfrutar dessa modalidade aquática que fortalece nossa coordenação motora, equilíbrio e traz muitos outros benefícios.

A ciência comprova os benefícios da natação para as crianças

A ciência comprova os benefícios da natação para as crianças

Os pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia acompanharam os pequenos nadadores dos 2 aos 7 meses de idade, enquanto aprendiam a se equilibrar nos pais, a pegar objetos e alguns movimentos na água.

Aos 5 anos, essas crianças passaram por um novo teste: foi pedido que elas balançassem apenas um pé, andassem na ponta dos pés e chutassem uma bola no alvo.

O resultado do estudo comprovou: as crianças que praticavam a natação desde cedo eram mais aptas e mais concentradas nos movimentos com o corpo do que aquelas que nunca tinham sido apresentadas ao esporte.

Outros benefícios da natação para o seu bebê

Outros benefícios da natação para o seu bebê

Os bebês serão acompanhados pelos pais durante as aulas, isso faz com que o vínculo familiar aumente e gere mais confiança na criança enquanto ela tenta novos movimentos. Os pais também se sentirão mais próximos do seu bebê.

Além de melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, como dito inicialmente, a natação fortalece a musculatura e a capacidade cardiorrespiratória, além de desenvolver as noções espaciais temporais e de ritmo. Com as aulas, você também notará que seu bebê terá mais apetite e um sono mais tranquilo.

Adicionalmente, a natação evita alguns problemas que podem ocorrer ainda na infância, explica a pediatra Jalnéia de Souza Ferreira para a revista Divercidades: “Obesidade, sedentarismo e estresse são alguns dos problemas que podem acometer os pequenos que praticam pouca ou nenhuma atividade física. Visando uma qualidade de vida melhor, a natação para crianças é uma excelente atividade física”.

Durante as aulas de natação, seu filho vai conviver com outros bebês da mesma faixa etária e, desde cedo, terá a chance de desenvolver noções de amizade e socialização. Como algumas atividades acontecem em grupo, as crianças entenderão que precisam uma da outra e que realizar as brincadeiras em equipes é mais divertido.

Para saber mais sobre outras atividades que estimulam a coordenação motora do seu bebê, leia nosso artigo A importância de atividades motoras para o desenvolvimento da criança.

Você já pensou em colocar o seu bebê na natação? Deixe a sua resposta nos comentários.

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos EDUCAÇÃO INFANTIL

Picture of Alexandre Prata
Alexandre Prata
Graduado em Direito e Pedagogia, pós graduado em Administração, é comunicativo e alegre. Gosta muito de viajar, explorar novas culturas e culinárias. Enxerga a educação como o veículo de transformação social mais poderoso.