A importância de atividades motoras para o desenvolvimento da criança

A nossa capacidade em movimentar o corpo no espaço se dá pela coordenação motora, que é classificada em dois grupos: a grossa e a fina.

A coordenação motora grossa é quando andamos, pulamos, corremos, ou seja, quando fazemos uso de um grupo de músculos grandes. Já a coordenação motora fina acontece quando escrevemos, desenhamos, movemos nossos dedos, ou seja, quando usamos músculos pequenos, como as mãos e os pés.

Estimulando a coordenação motora por meio de atividades

Estimulando a coordenação motora por meio de atividades

Você já deve ter ouvido alguém falar algo do tipo: “não tenho coordenação motora para andar de bicicleta”. Isso acontece porque durante a infância essa pessoa não deve ter sido estimulada o suficiente para dominar o movimento do seu corpo.

Todos nós conseguimos fazer os movimentos básicos; alguns, porém, conseguem se sair melhor quando são estimulados a realizar atividades motoras nos primeiros anos de vida.

No livro “What is motor Development? The Lessons of History”, J.E.Clark e J.Whitall reforçam sobre a importância do ambiente para o desenvolvimento motor na infância: “A capacidade de movimentar-se das crianças é essencial para que elas possam interagir apropriadamente com o meio ambiente em que vivem – e é sobre a infância que a maioria dos estudos sobre desenvolvimento motor se concentram”.

Possibilitar um espaço em que a criança possa interagir com brinquedos e objetos e no qual também possa se movimentar livremente é estimulante para o desenvolvimento da coordenação motora. Além do ambiente e de brinquedos próprios para aguçar a coordenação motora, brincadeiras são fundamentais nessa fase.

O esporte para os menores

O esporte para os menores

Importante notar que nem todas as modalidades esportivas são recomendadas para as crianças; algumas, entretanto, contribuem para que elas desenvolvam de maneira mais efetiva a coordenação motora e o equilíbrio, como é o caso da natação.

A natação é um esporte que pode ser iniciado ainda nos primeiros meses de vida, sempre com o acompanhamento das mães. A principal razão para isso é que a criança está acostumada com a água, por causa do período da gestação.

A água é familiar para os pequenos e facilita o aprendizado dos movimentos aquáticos. O fato deles estarem sempre precisando utilizar os seus braços e pernas para manterem o equilíbrio contribui para melhorar a concentração e domínio sobre o movimento do seu corpo em qualquer espaço, e não só na água.

Como você tem estimulado seu filho para aprimorar o desenvolvimento da coordenação motora dele? Deixe o seu comentário.

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos EDUCAÇÃO INFANTIL