Escola estrangeira é uma escola bilíngue?

Na hora de matricular os filhos em uma instituição que ofereça outro idioma desde cedo e prepare a criança para um mundo cada vez mais globalizado, alguns pais ficam na dúvida entre duas opções: escola estrangeira e escola bilíngue.

Por isso, hoje falaremos no blog das diferenças entre esses dois tipos de instituição e as principais características de cada uma delas.

Escola estrangeira x Escola bilíngue

Escola estrangeira x Escola bilíngue

Uma escola estrangeira, por ter o currículo vindo de fora, normalmente ministra suas aulas somente no idioma falado no país de origem da instituição. Nessas escolas, a maioria dos professores é de fora e já lecionou em diversos países.

Além disso, em razão dos calendários diferentes em relação ao Brasil, as datas das aulas podem também sofrer alterações. Em instituições da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo, o ano letivo começa em agosto, em meados do verão no hemisfério norte.

A escola estrangeira, por emitir certificado válido no exterior, normalmente é escolhida por pais que pretendem se mudar ou desejam dar continuidade aos estudos dos filhos lá fora.

Já na escola bilíngue, as disciplinas podem ser ministradas tanto em português quanto em outro idioma (inglês, espanhol ou alemão, entre outros). No Brasil, essas instituições, contudo, seguem o calendário e os parâmetros curriculares locais.

Nas escolas bilíngues, desde muito cedo as crianças convivem com dois ou mais idiomas de forma natural, ou seja, são alfabetizadas em ambas as línguas. Segundo especialistas, isso traz inúmeras vantagens ao processo cognitivo delas.

Escola Internacional de Alphaville

Escola Internacional de Alphaville

Além de uma formação bilíngue de excelência desde a pré-escola, a Escola Internacional de Alphaville, uma instituição brasileira de educação internacional, oferece aos alunos uma variedade de atividades curriculares e extracurriculares.

Essa metodologia é essencial para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências para as novas profissões e para a vida.

Além de vários benefícios, nosso método ainda ajuda no ingresso dos alunos nas melhores universidades, públicas e privadas, do Brasil e do mundo.

Hoje falamos aqui das diferenças entre a escola estrangeira e a escola bilíngue e dos principais benefícios delas. Ficou alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos ESCOLA BILÍNGUE

Picture of Roberta Deliberato
Roberta Deliberato
Pedagoga, pós-graduada em Bilinguismo e Coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville. Apaixonada por biletramento, adora conhecer novos países e acredita no poder transformador da educação para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.