Escola Brasileira x Escola Estrangeira: diferenças e semelhanças

O assunto de hoje no blog é um comparativo: Escola Brasileira x Escola Estrangeira. Para ficar mais simples falarmos de semelhanças e diferenças entre as duas, pegaremos como exemplo os métodos de ensino no Brasil e nos Estados Unidos.

Escola Brasileira x Escola Estrangeira: semelhanças

Tanto aqui como nos Estados Unidos, uma criança pode ingressar na pré-escola aos quatro anos (ou até antes) e o tempo de permanência na escola é praticamente o mesmo. No Brasil e lá, por exemplo, um aluno chegará, sem interrupção, à conclusão do doutorado aos 25 anos.

Escola Brasileira x Escola Estrangeira: diferenças

Contudo, se o comparativo for a metodologia de ensino, a diferença é grande, no geral. Segundo especialistas, a principal distinção é que nos Estados Unidos o aluno é estimulado a refletir sobre o que aquilo que aprende influenciará na sua vida desde o início do período escolar.

Já no Brasil, ainda de acordo com especialistas, o currículo da maioria das escolas é preparatório para o aluno passar no vestibular, apenas, sem o estímulo dado aos alunos americanos.

Entretanto, em escolas bilíngues, como a Escola Internacional de Alphaville, além de uma formação acadêmica de excelência, os alunos têm uma variedade de atividades curriculares e extracurriculares.

Essa metodologia é essencial para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências para as novas profissões e para a vida. E isso ajuda no ingresso dos alunos nas melhores universidades, públicas e privadas, do Brasil e do mundo.

Reforma no Ensino Médio no Brasil

Mesmo com a aprovação na reforma do Ensino Médio no Brasil (ainda em discussão), no começo do ano, esse ciclo escolar também tem diferenças nos dois países.

Aqui, a proposta de reforma mudou a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais do ciclo, tornando apenas português e matemática, a priori, obrigatórias. Contudo, a eliminação de algumas matérias gerou protestos de alunos e professores.

Já nos Estados Unidos, as disciplinas obrigatórias no Ensino Médio são inglês, matemática e histórias. As demais são eletivas.

Esses foram alguns dos pontos do comparativo Escola Brasileira x Escola Estrangeira? Tem alguma outra observação? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos ESCOLA BILÍNGUE

Picture of Alexandre Prata
Alexandre Prata
Graduado em Direito e Pedagogia, pós graduado em Administração, é comunicativo e alegre. Gosta muito de viajar, explorar novas culturas e culinárias. Enxerga a educação como o veículo de transformação social mais poderoso.