Cardápio infantil na escola adaptado para as necessidades individuais

Hoje em dia, a maior parte das pessoas busca uma alimentação saudável e procura melhorar a qualidade de vida. Mas, quando se fala em hábitos alimentares corretos, aí é que surgem as dúvidas:

Preciso excluir a lactose e glúten da alimentação? E os carboidratos? Como posso fazer para meu filho experimentar alguns alimentos que nunca provou?

Apesar de várias publicações sobre alimentação, poucas apresentam informações e orientações claras do que é se alimentar corretamente, e as pessoas acabam confundindo o “comer bem” com dietas da moda e restrições alimentares.

Esta prática de restrição de lactose deve ser utilizada somente para pessoas que têm deficiência da enzima lactase e não digerem o açúcar do leite e derivados – nesses casos, é importante agir de de acordo com orientações médicas, a fim de fazer um acompanhamento detalhado, para que mais tarde não ocorra deficiência de cálcio e má absorção de vitamina D. O mesmo cuidado devemos ter em relação ao glúten, que deve ser abolido da alimentação em pessoas portadores de doença celíaca.

A Escola Internacional de Alphaville procura adequar a alimentação das crianças de acordo com as necessidades individuais, seja por intolerâncias ou alergias alimentares, contando com o acompanhamento do profissional nutricionista. É importante que os pais encaminhem um atestado médico para que a nutricionista acompanhe a alimentação do seu filho e organize um cardápio personalizado na escola.

Mas afinal o que é se alimentar bem?

mas-afinal-o-que-e-se-alimentar-bem

A chave de uma alimentação saudável é variar ao máximo os alimentos in natura, isto é, alimentos livres de aditivos químicos e sabores sintetizados, que nada mais são do que os chamados “temperos industrializados”.

Dar preferência a alimentos integrais ricos em fibras também faz parte de uma boa alimentação, além de usar e abusar de temperos naturais (limão, alho, cebola, pimenta vermelha e especiarias), que ajudam a diminuir a utilização do sal. Mas, lembre-se, as especiarias devem ser colocadas na finalização dos pratos para preservar o sabor e o aroma dos alimentos, além das suas propriedades.

Uma boa alternativa para as crianças adquirirem bons hábitos é levá-las a um hortifrúti ou feiras livres semanalmente para participar das compras e escolher um item diferente que nunca tenham experimentado. Faça com que participem da preparação e com certeza acabarão experimentando o alimento preparado.

“Comer em família significa bem-estar físico e social”

É importante também lembrar que no horário das refeições, é fundamental estar em um ambiente tranquilo livre de TV, pois as crianças aprendem a reconhecer texturas, fazer escolhas e observam melhor o aroma.

Dicas da nutricionista:

Alimentos utilizados no dia a dia devem ser naturais, isto é não conter rótulos. Evitar alimentos industrializados, ingerir água, dormir bem e praticar exercícios fazem parte da vida saudável.

Aposte no visual dos pratos, pois, assim como os adultos, podemos conquistar as crianças pela aparência e sempre com uma alimentação bem colorida.

Não ofereça doces ou brinquedos se a criança comer tudo. Faça da alimentação um momento prazeroso, onde criamos laços familiares e marcamos nossa cultura. Afinal, a criança se espelha nos adultos, daí a importância de uma alimentação saudável em família.

Deixe a criança fazer as suas escolhas, mas lembre-se de que devemos sempre incentivar o hábito desde pequenos, com vegetais e frutas, pois adicionar bons hábitos em crianças é muito mais fácil do que adquirir uma boa alimentação quando adulto.

Troque as bebidas adoçadas por água. Para ficar mais divertido, podemos adicionar frutas na água, conhecida como “água aromatizada”.

Não se esqueça!

Uma educação alimentar, aliada à ingestão de água e atividades físicas, deve ser estimulada pela vida toda; mas isto não significa abolir para sempre alguns itens chamados “gordos” da nossa alimentação, e sim saber dosar…

Isto é o que chamamos de equilíbrio, algo que a Escola Internacional de Alphaville valoriza e que redundará num excelente trabalho, que valerá para toda a vida.