Como a escola contribui para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis?

A infância é a época de aprendermos tudo, não só na educação formal, mas também em hábitos e valores importantes. No caso da alimentação, o tipo de alimentos a que somos apresentados quando pequenos costuma ser o que consumimos na vida adulta.

Quando adultos, a decisão de uma alimentação mais saudável é bem mais difícil do que se tivermos sido introduzidos a hábitos saudáveis na infância.

Como funciona a alimentação infantil?

Em resumo, a nossa alimentação começa no período da gestação. Quando estamos na barriga de nossas mães já temos contato com os alimentos e vamos distinguindo sabores.

Durante a gravidez, é importante a mãe ter uma dieta balanceada e o acompanhamento de um profissional, bem como nutrir o seu bebê com alimentos saudáveis, que garantam a saúde e bons hábitos alimentares.

Nos primeiros meses de vida, é comum que alguns alimentos nutritivos sejam rejeitados pelas crianças. Mas não desista, introduza esses alimentos de modo amigável, não como obrigação.

A importância da escola na alimentação

De fato, a escola é o local onde as crianças passam boa parte de seu tempo e adquirem hábitos e costumes. Portanto, o ambiente escolar precisa oferecer condições favoráveis a esse desenvolvimento.

Pais e mães procuram escolas que ofereçam uma educação de qualidade, mas precisam estar atentos ao cardápio escolar. É preciso verificar se a escola conta com o acompanhamento de um nutricionista que desenvolva um cardápio nutritivo e funcional, que ajudará no crescimento, prevenindo doenças. Também procure saber se a escola oferece alimentos variados e se seu filho será estimulado a se alimentar com frutas, vegetais e legumes. É essencial a escola disponibilizar um buffet de saladas e não estimular o consumo de frituras e gorduras.

A cantina escolar é outro ponto que exige atenção. Deve ser um lugar que não venda salgados fritos, como coxinhas e risoles, e que ofereça opções menos gordurosas e mais saudáveis.

A escola precisa estar atenta à alimentação saudável de maneira divertida e lúdica, para que a criança veja aquilo como algo bom e gostoso.

A criança que, desde pequena, aprende que o consumo de alimentos gordurosos, enlatados e de fast-food é algo que pode trazer malefícios a sua saúde, com certeza terá uma vida mais saudável e equilibrada, e evitará problemas futuros.

Se você quer saber mais sobre a alimentação nas escola do Brasil, leia mais neste artigo.

Quando você escolhe uma escola para seu filho, tem a preocupação em verificar como funciona a alimentação no local? Responda nos comentários.