Babá ou escola? Veja as vantagens do seu filho na escola desde pequeno

Nos seus primeiros meses de vida, dedicamos o tempo todo para cuidar de nossos bebês e estar presentes a cada momento. Apesar de os filhos serem a parte central de nossa vida, chega um momento em que sentimos falta de outros aspectos do cotidiano, seja o trabalho ou outras atividades que costumávamos fazer antes da maternidade.

Nesse período de dedicação 24h cuidando deles, é comum termos uma babá para nos auxiliar, mas pensar em deixá-los sozinhos com outra pessoa chega a ser assustador, mesmo quando temos confiança. Acontece que precisamos retomar nossas vidas e temos que ficar algumas horas longe de nossos pequenos… Então, o que fazer?

Quando a criança fica o dia inteiro com a babá

Vamos pensar em uma babá em quem você confie. Você sai para trabalhar ou fazer alguma outra atividade. Seu filho passará horas com ela e criará um vínculo afetivo. Porém, uma hora ou outra, o seu bebê crescerá e não terá mais a necessidade de uma babá em tempo integral. Você imagina quanto ele vai sofrer com esse desligamento afetivo?

Além disso, seu filho não terá contato com outras crianças, sua sociabilização ficará restrita ao universo de sua própria casa e não será estimulado com brincadeiras lúdicas que auxiliam em seu desenvolvimento. É fato que a maioria das babás não está capacitada para ser uma educadora.

Outra questão é o custo: manter um funcionário não consiste só em pagar o salário. Há também o custo de horas extras, adicional noturno e finais de semana. Bem como vale-transporte, contribuições e impostos, férias, 13º salário, custos com alimentação e contas da casa, que vão aumentar.

Eventualmente, a babá sairá de férias e você precisará encontrar alguém para substituí-la – alguém em quem você não terá tanta confiança . Pode ser difícil para a criança se acostumar.

O lugar ideal para as crianças

A escola, em geral, é acolhedora como uma segunda casa, com a vantagem de ser um espaço planejado com finalidade educativa.

Quanto mais cedo seu filho começar a frequentar a escola, mais aprendizado e conhecimento ele vai adquirir. O convívio social também é importante, pois estará cercado de pessoas que não fazem parte do seu cotidiano em casa e com a família.

O fato de brincar com crianças da mesma idade faz com que seu filho desenvolva habilidades em grupo, aprendendo a colaborar e compartilhar com os colegas.

Os professores são profissionais que, além da formação acadêmica, participam de capacitações contínuas, planejam aulas para a faixa etária ideal, de modo que as crianças percebam que a educação é importante e também pode ser divertida.

Se a escola oferecer educação internacional, estará concedendo uma vantagem a mais. Você pode entender melhor esse benefício lendo o artigo “Por que escolher uma escola de educação bilíngue”?

O custo-benefício de ter o seu filho matriculado na escola desde pequeno é facilmente percebido. Os serviços prestados por uma boa escola vão muito além do cuidar do seu filho. É o início de um processo educativo que tem por objetivo a formação global.

A principal diferença entre deixar seu filho com uma babá ou em uma escola é que nesta ele será estimulado, por uma equipe capacitada, a desenvolver habilidades, capacidades e competências fundamentais para o seu crescimento.

O que achou deste artigo? Registre nos comentários.