Quem vai cuidar do meu bebê após a licença-maternidade?

No Brasil, a licença-maternidade permite o afastamento de, no mínimo, 120 dias corridos e, de no máximo, 180 dias corridos. Para as mães, esses dias com os seus bebês passam rápido; quando percebem, já é hora de voltar ao trabalho.

Quando falta pouco para terminar esses meses ao lado do seu filho, além do fato de pensar em passar horas longe do seu bebê, que é tão pequeno e frágil, surgem outras dúvidas: “como vou fazer para amamentá-lo?”; “será que vou conseguir focar no trabalho e continuar sendo uma boa profissional?”; e, o problema principal, “com quem vou deixá-lo?”.

Como fica a amamentação após a licença-maternidade?

Na questão da amamentação, você pode tentar utilizar uma bombinha para extrair o leite materno e guardá-lo na geladeira; além disso, no momento em que estiver em casa, aproveite para amamentar o seu bebê naturalmente.

Se o seu trabalho for mais flexível, vale a pena tentar ir até a casa ou a escola em que o seu bebê está para amamentá-lo.

Voltando a vida profissional

A vida profissional não tem que ser deixada de lado, você pode muito bem conciliar com a maternidade. No livro, “Vai ficar mais fácil e outras mentiras que contamos às mães de primeira viagem”, a autora Claudine Wolk dá algumas dicas para você continuar cumprindo o seu trabalho bem:

• Tente não chegar atrasada;
  • Mantenha a boa comunicação com os seu colegas, clientes e especialmente com o seu chefe;
  • Mantenha a situação dos seus projetos sempre atualizada;
  • Mantenha-se organizada;
  • Estabeleça uma rotina para o bebê.

Quem cuidará do meu bebê?

Os familiares próximos, principalmente os avós, são a primeira opção para cuidarem do seu bebê. Contudo, pedir esse tipo de ajuda é algo complicado, já que tirar da pessoa o direito de fazer alguma outra atividade para ficar cuidando do seu filho é algo um pouco inconveniente.

A melhor opção é a escola, onde o seu filho terá a oportunidade de socializar com outras crianças e adultos, e isso será benéfico no futuro.

As atividades que os educadores propõem durante o período que o bebê está na escola faz com que ela desenvolva melhor a sua coordenação motora e também estimula as suas descobertas sobre o mundo ao seu redor. Além disso, o seu filho conviverá com outras crianças da mesma idade e terá contato com adultos que não são familiares, isso o ajudará ser alguém mais sociável futuramente.

No fim do dia, quando chegar em casa e ver o seu filho sorridente, não sentirá culpa de ter ficado algumas horas longe dele, pois saberá que ele está crescendo e desfrutando aquele tempo.

Como foi o seu período de licença-maternidade? Compartilhe esse momento com a gente.

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos EDUCAÇÃO INFANTIL

Picture of Jacqueline Cappellano
Jacqueline Cappellano
Pedagoga, pós-graduada em Bilinguismo e Coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville. Grande entusiasta da Educação Bilíngue e fascinada pelo universo da educação infantil, esta cinéfila inveterada enxerga no intercâmbio entre ideias e culturas, um caminho para a paz entre os povos.