Os cuidados ao matricular seu filho na natação

Se você acompanha o blog, já deve saber dos benefícios que a natação traz para o seu filho. Caso esteja pensando em matricular seu bebê, precisa saber de alguns cuidados básicos.

Qual a melhor idade para matricular meu bebê na natação?

Aos 6 meses, conforme indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois é nessa idade que a criança adquire maior imunidade e o ouvido forma uma curvatura que evita a entrada de água e infecções – muito comuns na infância. “Soma-se ainda o desenvolvimento do sistema motor e respiratório do bebê”, explica Ana Lúcia de Sá Pinto, pediatra e médica do esporte do ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital das Clínicas (SP) para o portal Crescer.

No começo, os pais normalmente acompanham as aulas de natação e a criança vai adquirindo confiança. Depois, poderá praticar sozinha, mas sempre com a supervisão de um professor. Se for na escola onde estuda, melhor ainda, pois a criança estará rodeada de colegas e isso trará mais autoconfiança.

Como escolher o local para praticar?

Primeiro, certifique-se de que a piscina é aquecida e com tratamento especial de salinização – processo que visa neutralizar os efeitos insalubres do cloro. Observe também se o ambiente é adequado, pois a mudança de temperatura da água para o ambiente externo pode causar resfriados e gripes.

Se preferir colocar seu filho nas aulas de natação da própria escola, descubra em qual idade ele pode ingressar e também o cronograma de atividades, para saber como serão as aulas.

A Escola Internacional de Alphaville tem aulas de natação infantil ministradas por profissionais capacitados, que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade de forma divertida. Realiza também atividades coletivas de recreação. Saiba mais lendo aqui!

Depois desta dica, o que acha de colocar o seu pequeno para nadar?

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos EDUCAÇÃO INFANTIL