As vantagens para os filhos de estrangeiros que aprendem português em uma escola bilíngue no Brasil

Aprender português em uma escola bilíngue no Brasil pode ser bastante vantajoso para filhos de estrangeiros. O contato com um idioma diferente do nativo desde cedo traz uma série de ganhos cognitivos às crianças, de acordo com especialistas.

Por isso, hoje no blog falaremos dos principais benefícios da alfabetização em dois idiomas, português e inglês.

Antes de enumerá-los, lembre-se que a Escola Internacional de Alphaville, uma das melhores escolas bilíngues brasileiras, há 18 anos prepara os seus alunos para o ingresso nas melhores universidades, públicas e privadas, do Brasil e do mundo!

Para nós, com as pessoas cada vez mais interligadas por meio da tecnologia e da globalização, é essencial pensar nas crianças como cidadãs do mundo. Além disso, a fluência em mais de um idioma é essencial em qualquer currículo!

O português em uma escola bilíngue no Brasil

Falamos acima que crianças estrangeiras alfabetizadas também em português desde pequenas têm uma série de ganhos cognitivos. Quanto mais cedo o contato com um idioma diferente do nativo, segundo especialistas, mais facilmente elas conseguirão se expressar.

Isso melhora, ainda, a capacidade de raciocínio e estimula a atividade cerebral. Crianças que falam inglês alfabetizadas em outro idioma, como o português, podem apresentar maior Quociente de Inteligência (QI), além de estarem mais prevenidas contra doenças como o Alzheimer.

Contudo, é importante que os pequenos aprendam os dois idiomas de forma natural.

Abaixo, listamos outros dois benefícios do ensino bilíngue do português e do inglês no Brasil:

Melhor aprendizado do idioma nativo (inglês)

O aprendizado do português na infância contribui também para o melhor uso do inglês, por mais distintas que possam parecer as duas línguas.

Com a alfabetização simultânea de ambas, a criança melhor entenderá como funcionam as semelhanças e as diferenças nas estruturas para criação de frases, na gramática e na conjugação verbal, entre outros.

O ideal é que as aulas sejam também lúdicas e as atividades escolares estimulem, além da interação social, o raciocínio e o pensamento crítico por meio de atividades culturais e prática de esportes, entre outros.

Pronúncia perfeita

Uma outra vantagem para os pais estrangeiros cujos filhos adquirem fluência em português desde pequenos é a possibilidade de conquistar uma pronúncia perfeita.

Isso acontece em razão de um maior tempo em contato com o idioma. E as crianças, diferentemente dos adultos, não têm vícios de linguagens que dificultam a pronúncia.

Hoje falamos das vantagens do seu filho estrangeiro aprender português em uma escola bilíngue no Brasil. Ficou alguma dúvida? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo!

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos ESCOLA BILÍNGUE

Picture of Roberta Deliberato
Roberta Deliberato
Pedagoga, pós-graduada em Bilinguismo e Coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville. Apaixonada por biletramento, adora conhecer novos países e acredita no poder transformador da educação para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.