Os benefícios de ter seu filho fluente em inglês e português desde pequeno

Com as pessoas cada vez mais interligadas por meio da tecnologia e da globalização, é essencial pensar as crianças como cidadãs do mundo. Diante desse cenário, ter seu filho fluente em inglês e português desde pequeno pode contribuir para a transformação do planeta em que vivemos em um lugar melhor.

Além disso, a fluência em mais de um idioma é essencial em qualquer currículo, fundamental para o futuro acadêmico e profissional.

Ela permite o ingresso tanto nas melhores universidades públicas e privadas brasileiras quanto nas estrangeiras. E também nas mais destacadas empresas do mundo, independentemente da carreira escolhida.

Benefícios de ter seu filho fluente em inglês

Benefícios de ter seu filho fluente em inglês

Abaixo, listamos algumas das vantagens de ter seu filho fluente em inglês e português desde pequeno:

Facilidade de aprendizado

Segundo especialistas, quanto mais cedo o contato com um idioma diferente do nativo, mais facilmente a criança conseguirá se expressar. Isso melhora, ainda, a capacidade de raciocínio e estimula a atividade cerebral.

Crianças alfabetizadas em inglês, ainda de acordo com especialistas, podem apresentar maior Quociente de Inteligência (QI) e ter melhor chance de prevenir doenças como o Alzheimer.

Melhor desenvolvimento da pronúncia

Um outro benefício de ter seu filho fluente em inglês desde pequeno é a possibilidade de conquistar uma pronúncia mais aprimorada. Isso acontece em razão de um maior tempo em contato com o idioma. E as crianças, diferentemente dos adultos, não têm vícios de linguagens que dificultam a pronúncia.

Entre dois e quatro anos, o aparelho fonador da criança ainda está em formação, o que lhe permite perceber e reproduzir qualquer som. Sendo assim, ela consegue se apropriar com mais facilidade dos fonemas próprios de uma segunda língua.

A medida que crescemos, vamos perdendo esta capacidade de distinção dos sons que acaba por afetar o aprendizado da língua na idade adulta.

Melhor aprendizado do português

Melhor aprendizado do português

O aprendizado do inglês na infância contribui também para o melhor uso do português, por mais distintas que possam parecer as duas línguas.

Quando a criança tem desde a primeira infância a oportunidade de ser instruída em duas línguas, ela se torna capaz de acessar o conhecimento sobre um determinado assunto de forma mais ampla.

Isto acontece porque seu cérebro é estimulado de maneiras distintas, o que lhe permite maior rapidez de raciocínio. Ou seja, se precisar expressar uma ideia ou pensamento, poderá buscar a melhor forma de comunicação na língua que acessar com mais rapidez, seja ela materna ou o segundo idioma.

Com a alfabetização em ambas as línguas, de ambas, a criança melhor entenderá como funcionam as semelhanças e as diferenças nas estruturas para criação de frases, na gramática e na conjugação verbal, entre outros.

Citados os benefícios, é importante que as crianças aprendam tanto o inglês quanto o português de forma natural.

O ideal é que as aulas sejam também lúdicas e as atividades escolares estimulem, além da interação social, o raciocínio e o pensamento crítico por meio de atividades culturais e prática de esportes, entre outros.

E então, o que achou dos benefícios de seu filho ser fluente em inglês e português desde pequeno? Tem alguma outra sugestão? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos ESCOLA BILÍNGUE

Picture of Jacqueline Cappellano
Jacqueline Cappellano
Pedagoga, pós-graduada em Bilinguismo e Coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville. Grande entusiasta da Educação Bilíngue e fascinada pelo universo da educação infantil, esta cinéfila inveterada enxerga no intercâmbio entre ideias e culturas, um caminho para a paz entre os povos.