Quais as vantagens em morar perto da escola do seu filho?

Com a correria do dia a dia e com tantas coisas para resolver o tempo todo, estar próximo da escola dos filhos facilita, e muito, a vida dos pais.

Quantas reuniões e até eventos na escola das crianças você já perdeu por causa do trânsito? Ver um rostinho decepcionado – da criança ou do adolescente – quando os pais não chegam a tempo é sempre de cortar o coração. Mas o problema não é falta de vontade de estar com eles, e sim o tempo, o trânsito e mesmo a distância da escola.

Imagine você poder estar sempre presente a esses eventos, com uma escola mais perto de onde você mora?

Melhora o desempenho escolar

Melhora o desempenho escolar

O processo de aprendizado exige certa atenção dos pais. A família é o sustentáculo da vida. Os professores têm papel importante, mas sem a ajuda dos pais, a educação escolar não é suficiente, pois a base está alicerçada no lar.

A ausência dos pais é sentida de diversos modos, e por mais que se tente compensar esse distanciamento, nada pode substituir a presença do pai e da mãe na convivência familiar e no acompanhamento da educação infantil e juvenil.

Quando as crianças percebem os pais envolvidos com a escola e com os eventos que produz, elas tendem a se empenhar mais.

Sem os problemas de distância e trânsito como complicadores, a criança sente a dedicação e presença mais consistente e atuante dos pais, e tende a ser mais autoconfiante e feliz.

Outro detalhe nesse sentido é que, se a criança ou o jovem passa por alguma dificuldade em alguma matéria específica, a relação mais próxima dos pais permite detectar o problema mais facilmente e agiliza a possibilidade de intervir e até buscar maior orientação no apoio pedagógico.

E nos casos de emergência, os pais podem estar próximos

E nos casos de emergência, os pais podem estar próximos

Crianças adoecem e tudo pode acontecer! Especialmente as crianças na primeira fase da vida, e também os adolescentes, são mais vulneráveis. A criança pode repentinamente apresentar febre e passar mal, ou se machucar durante uma brincadeira. Estando próximos da escola, os pais têm condições de socorrer os filhos em poucos minutos.

Economia no transporte

Economia no transporte

Permanecer com o carro parado por horas inevitavelmente provoca o desperdício de dinheiro com combustível. Ou nos casos da contratação de transporte escolar, imagine o gasto anual? Morar próximo da escola evita esses custos e a perda de tempo.

Além disso, as crianças podem ir e voltar da escola a pé, acompanhadas pelos pais ou algum responsável.

Valorização do imóvel

Valorização do imóvel

Residências localizadas próximas a uma escola conceituada são mais requisitadas e mais valorizadas nas transações do imóvel.

É bom pensar sobre isso, já que, mais do que nunca, as pessoas valorizam as facilidades oferecidas pela região. A proximidade da escola pode ser um grande diferencial, até mesmo para agregar valor à moradia.

Estar perto do seu filho é sinônimo de tranquilidade. Saber que as crianças estão a poucos metros de distância traz serenidade e segurança.

Você pensa em morar perto da escola de seu filho? Registre nos comentários.

Conheça a Escola Internacional de Alphaville

Tópicos EDUCAÇÃO INFANTIL

Picture of Alexandre Prata
Alexandre Prata
Graduado em Direito e Pedagogia, pós graduado em Administração, é comunicativo e alegre. Gosta muito de viajar, explorar novas culturas e culinárias. Enxerga a educação como o veículo de transformação social mais poderoso.