Segurança no embarque/desembarque da criança na escola

O blog anteriormente falou em como realizar o transporte dos filhos para a escola de forma segura. Hoje o assunto é outro, mas também envolvendo segurança e o ambiente escolar: o embarque/desembarque da criança.

Ao deixar ou pegar seu filho na porta da escola, respeite as regras de trânsito. Não pare em fila dupla, local proibido ou em cima da faixa de pedestres; não dirija falando ao telefone celular; dê preferência aos pedestres; e reduza a velocidade nas proximidades da escola.

Algumas dicas na hora do embarque/desembarque da criança

Para que o embarque/desembarque da criança aconteça de forma harmônica e segura, algumas dicas para motoristas (pais ou responsáveis) e passageiros (filhos) são fundamentais. Entre elas, podemos destacar:

• Combine antes com a criança um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas próximas;
  • Chegue antes para evitar o fluxo de veículos;
  • Faça o embarque e desembarque o mais rápido possível. Ensine as crianças a deixarem tudo pronto antes da chegada à escola. O mesmo vale para a hora da saída;
  • Se não houver vaga para parar o seu veículo próximo à escola, dê uma volta no quarteirão ou estacione em local mais afastado, porém seguro;
  • Utilize cinto de segurança até a parada completa do veículo. Essa orientação serve tanto para adultos como para as crianças;
  • Segure as crianças pelo pulso, principalmente na hora da travessia;
  • Se não for acompanhá-lo, oriente seu filho sobre a travessia correta, no semáforo verde para pedestres e em cima da faixa;
  • Certifique-se de que a criança entrou em segurança na escola;
  • Esteja sempre atento à sinalização e siga as orientações dos agentes de trânsito.

Segurança também no transporte dos filhos

Além de na entrada e saída da escola, é essencial também pensar em segurança ao transportar o seu filho, independentemente se em veículos de passeio ou em vans escolares.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, em veículos de passeio, crianças com menos de 10 anos sejam transportadas no banco traseiro e utilizem, individualmente, cinto de segurança ou os chamados dispositivos de retenção infantil (cadeirinhas e boosters).

E então, gostou das dicas para um melhor embarque/desembarque da criança na porta da escola? Tem alguma outra? Escreva para nós nos comentários abaixo!