Como tornar o meu filho bilíngue preservando sua identidade cultural?

O blog falou anteriormente dos benefícios do seu filho ser fluente em inglês e português desde cedo. Hoje, tentaremos responder a uma questão bastante frequente: como ter um filho bilíngue e, ainda assim, preservar sua identidade cultural?

Antes de tudo, é preciso definir identidade cultural. Segundo sociólogos e antropólogos, o conceito indica a cultura em que a pessoa está inserida e o que ela compartilha de informações e identificações com integrantes de seu grupo.

Isso envolve, entre outros fatores, tradições, história, crenças religiosas, etnias e até idiomas.

Tornar meu filho bilíngue é prejudicar sua identidade cultural?

Em um país continental e vasto como o Brasil, fica difícil definir uma identidade cultural padrão. O que existe, segundo as Ciências Sociais, são conceitos macros e micros, variando de acordo com a região, por exemplo.

Com o conceito de comunidade global, todavia, é possível interligar pessoas de diferentes identidades culturais através, por exemplo, do idioma.

Língua universal, o inglês é utilizado para essa aproximação que permite, ao mesmo tempo, ampliar horizontes e ainda respeitar as peculiaridades de diferentes identidades culturais.

Ou seja, o fato de ter um filho bilíngue em nada compromete sua identidade cultural. Pelo contrário, ajuda a conhecer novos e diferentes grupos em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, melhorando seu enriquecimento cultural.

Como manter a identidade cultural do filho bilíngue

Ainda que o filho aprenda desde pequeno dois idiomas, como o português e inglês, é necessário que pais ajudem a manter a identidade cultural da criança. Falar o português em casa (mesmo sabendo inglês) e valorizar a língua materna é uma das formas.

Em relação à escola bilíngue, é essencial que ela adote uma série de medidas visando a integração das várias culturas que coexistem em seu ambiente.

E que o ensino do inglês juntamente com o português, por exemplo, não cause prejuízo à língua materna e, consequentemente, à identidade cultural do aluno.

É importante, ainda, que as línguas ensinadas, independentemente de quais, sejam valorizadas no desenvolvimento cognitivo da criança.

Hoje o assunto do blog foi filho bilíngue e identidade cultural. Tem alguma sugestão de texto? Mande para nós nos comentários abaixo!

Tópicos ESCOLA BILÍNGUE

Picture of Roberta Deliberato
Roberta Deliberato
Pedagoga, pós-graduada em Bilinguismo e Coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville. Apaixonada por biletramento, adora conhecer novos países e acredita no poder transformador da educação para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.