A alimentação adequada na infância promove um melhor desenvolvimento físico e mental, evita doenças e ainda ajuda a fortalecer o desempenho escolar. O Ministério da Educação reconhece essa importância e tem políticas próprias para a alimentação escolar no Brasil.
Em qualquer escola, seja pública ou privada, é necessário o acompanhamento de um nutricionista especializado em alimentação infantil, que selecionará os melhores alimentos com maiores benefícios para o organismo e para o desenvolvimento das crianças.
O problema da obesidade infantil
O número de refeições fast-food, comida enlatada e guloseimas cresceu significativamente no Brasil e no mundo. Isso, consequentemente, ampliou o número de pessoas acima do peso e estimulou o aumento de doenças relacionadas.
O mais preocupante é que, no mundo, 41 milhões de crianças com menos de cinco anos estão acima do peso ou obesas, segundo a Agência da ONU (Organização das Nações Unidas).
Claro que os pais são os principais responsáveis por uma alimentação saudável para seus filhos, porém a escola também tem papel fundamental.
Na hora de matricular seu filho, invista em uma escola que ofereça um cardápio balanceado, organizado por uma nutricionista, que evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados, e priorize a alimentação mais natural.
Também fique atento para que a escola proponha atividades físicas e esportes, e não deixe as crianças passarem muito tempo sentadas em uma sala de aula. Isso é muito importante para evitar o sedentarismo.
Adquirindo hábitos saudáveis desde pequenos
A criança passa muito tempo na escola e é natural que adquira hábitos e costumes com educadores e colegas. Isso é fato na alimentação: se nos primeiros anos de vida ela for acostumada a uma alimentação saudável e balanceada, levará isso para a vida adulta.
Sabe quando dizem que é mais fácil aprender inglês desde cedo do que na vida adulta? O mesmo vale para a alimentação. Se comermos de forma saudável desde dos primeiros anos de vida, manteremos essa alimentação pela vida afora.
Que tipo de alimentos você serve para os seus filhos? Você se preocupa com a alimentação na escola? Comente!